Lá se foi um ano. Hoje faz exatos doze meses que o querido e único David Bowie deixou a terra para viajar pelas galáxias e espalhar sua arte para o resto do universo. Por sorte, nós, meros humanos, tivemos oportunidade de ver Bowie compartilhando um pouco da sua arte na música e também no cinema. Em homenagem ao Camaleão, listamos cinco filmes com a lenda.
5 – A Última Tentação de Cristo
Dirigido por Martin Scorsese e conhecida como a biografia “profana” de Jesus Cristo, o filme é baseado na obra de Nikos Kazantzakis e traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se auto proclama filho de Deus. Bowie interpreta Pôncio Pilatos, um personagem de peso.
4 – Basquiat - Traços de Uma Vida
Bowie vive ninguém menos que Andy Warhol! Empresário, pintor e cineasta norte-americano, que é uma das maiores figuras do movimento de pop art. O filme conta a história de quando um jovem artista é descoberto por Andy e o preço alto desse sucesso repentino. A trama conta com um ótimo elenco: Benicio Del Touro, Gary Oldman, Christopher Walken e claro, o Camaleão.
3 – Fome de Viver
Vampiros, androgenia e, claro, Bowie. Um filme intrigante que mostra as dores e os prazeres de se viver para sempre. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição, os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente, seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon) que é especialista em envelhecimento prematuro.
2 – Labirinto
Labirinto é um daqueles filmes feitos nos anos 80 que são muito divertidos e marcam sua infância. Além da belíssima atuação de David Bowie como o rei dos duendes, a trama conta com uma trilha sonora feita pelo próprio artista. É um daqueles filmes despretensiosos, mas que divertem.
1 – O Homem que Caiu na Terra
Talvez não seja o filme mais sensacional da carreira do velho Bowie, mas acredito que seja o mais marcante. De alguma forma, o filme captou 100% a alma andrógena dele e a transformou em filme. A trama é boa e se trata de uma grande experimentação cinematográfica que com certeza marcou a carreira de Bowie e o cinema. O mais interessante é que esse foi o primeiro filme que ele atuou.
Obrigado por tudo, Bowie! Nunca te esqueceremos.