top of page
Pedro Kiss

Resenha - O conto dos contos - O melhor filme de "conto de fadas" dos últimos tempos.


Confesso: tive muito preconceito sobre essa nova aventura de conto de fadas, por ser um tipo de filme que anda cansativo de se ver, cheio de remakes e novas versões chatas sem nenhuma mágica. Algo em mim acreditava que seria apenas mais um desse tipo, porém, fico mais uma vez feliz em estar errado.

Talvez seja a melhor história cinematográfica de conto de fadas dos últimos tempos. Isso por inúmeros motivos. Um deles é que apesar de envolver criaturas do universo da fantasia como bruxas, príncipes, trolls e magia negra, ela é totalmente adulta, contém cenas de sexo, nudes, terror e mais. Com isso, ele te assusta, te faz rir dos momentos sem sentido e ignorar qualquer furinho ou coisa diferente, afinal, é um conto de fadas, tudo pode acontecer. Você quer mesmo discutir falta de realidade em um filme onde existem dragões e bichos gigantes?

Apesar de visivelmente ser um filme de baixo orçamento, ele é trabalhado com efeitos mais práticos, o que torna tudo mais bonito. A fotografia é algo diferente, meio medieval e poética, como se estivéssemos folheado um livro antigo, daqueles que você via quando criança ou até enquanto assistia a um episódio do Castelo Ra Tim Bum.

Creio que se trata de um filme que agrade desde os mais céticos até os mais fãs do gênero, como Game Of Thrones. Até porque a história é simples, sem muitas explicações. É aquilo acontece e fim (como eu disse, se trata de um conto de fadas). Os personagens são explicados de maneiras simplórias e as vezes sem nenhum tipo de diálogo, por serem figuras conhecidas de outros contos, você consegue deduzir tudo.

Eu gostei muito. Sinceramente, é ótimo para fugir um pouco das Brancas de Neve, Cinderelas, Malévolas e outros contos que já passaram por mil e um remakes e visões. Principalmente por não terem atores extremamente famosos, tirando a incrível Salma Hayek que (como sempre) está impecável, carismática e maravilhosa. E se você está pensando que os outros atores menos conhecidos deixam o filme mais fraco, fique tranquilo, eles te conquistam e ficam no mesmo patamar dos atores mais consagrados.

( Juro que ela tá linda, essa cena é meramente ilustrativa. Perdão pelo vacilo)

O Conto dos contos é com certeza uma das surpresas do ano. Filme leve e memorável. Só não se engane pelo cartaz fofinho: não leve as crianças neste filme e as mantenham, por enquanto, nas histórias mais sonsas e clássicas do cinema.

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page