top of page
oidiotacinefilo

Resenha - Estreia da semana: Mundo cão

Nunca um filme casou tanto com o seu título (exagero) e melhor ainda, nunca casou tanto com a nossa atual realidade. Chama-se “Mundo Cão”, mas podia ser “Olho por olho, dente por dente” que funcionaria da mesma forma. Com um tom abrasileirado e massificado, a trama pode parecer simples e boba, mas não é bem por ai.

Não é nenhuma obra de arte, chega até ser cansativo em certos momentos, principalmente o seu começo, que dá aquela impressão de mais do mesmo: “Mesmo enredo de sempre... vou morrer nesta cadeira de cinema”. Mas do nada, rola umas explosões de mentes (no filme e com os telespectadores mais ainda) e ok, vocês tem a nossa atenção, mete bala.

Quem é o vilão deste filme? Não sei bem dizer se tem um vilão ou se tem mais de um. Fica bem obvio que é um só para quem assiste bem superficialmente. Mas na vida real, no mundo cão, não tem esse de herói x vilão, existem consequências e muitas vezes você luta tanto por algo, por vingança ou por ego, que no final, suas atitudes são iguais as do cara que você queria se vingar. E esse é o lado do filme que surpreende, pouco pressionado para o público pensar, mas descarado em certos momentos.

Confesso que amava o Lázaro Ramos, mas ele ainda não se encontrou no mundo da atuação e insiste em estereotipar seus personagens, cheios de toque e vozes exageradas. Por outro lado, está Babu Santana, espetacular, como sempre, incorporando um personagem tão simplista e com seus defeitos de um pai de família de classe C, que até dá para crer que o personagem é real. Já Adriana Esteves está tão indispensável que em determinado momento damos graças a deus.

A trama assusta pela sua realidade, pela realidade machista indireta da sociedade. Não é o marido que torna a mulher machista, mas sim uma forma de vida totalmente diferente presente na classe C. Doí também ver a violência sendo retratada de um modo tão natural e que agora virou algo banal, né?

Por mim, o filme se encaixa muito com a nossa atual realidade política: não existem vilões ou heróis, existem pessoas tentadas a agir e fazer qualquer coisa pelos seus interesses, afinal, esse é o mundo cão de verdade não é?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page