Nos quadrinhos, Guerra Civil talvez seja a melhor saga feita nos últimos tempos, mas no cinema, se nos basearmos nos quadrinhos para falar do filme, vai ser uma chuva de críticas desnecessárias. Por quê? Para começar, filmes não devem reproduzir fielmente quadrinhos. Eles podem pegar o conceito e traduzir com outra visão para as telas. Por isso, deixo claro que, eu assisti um filme da Marvel contando uma história nova, e de guerra civil, só teve o nome para fazer marketing aos fãs e bater de frente com Batman Vs Superman.
Alias, é um saco ficar comparado filme, mas se fizermos uma pequena análise, podemos dizer que ambos os filmes são bons. BvsS é uma chuva de referencias para os fãs fiéis de quadrinhos, enquanto Capitão America: Guerra Civil é um filme para todos os públicos, principalmente os fãs, sem nenhuma ligação necessária com a saga.
Mas calma, não perca a paciência, o filme é muito bom! Ele te comove, te prende e deixa tudo bem explicado. E o melhor, finalmente, me alegro em dizer que pela primeira vez em uma trama da Marvel, souberam equilibrar a seriedade, mostrando a consequência dos atos de cada um deles ai, com as piadas já famosas no mundo cinematográfico dos heróis. E que alivio é ver isso tão bem feito. Tem tempo para tudo, principalmente para as brigas.
E por falar em brigas, tem briga demais sim, tem briga física, tem briga verbal e tem um Idiota Cinéfilo assumindo: eu nunca tinha visto em filmes de heróis (Netflix é outra história) cenas de porrada tão bem feitas. Nesse ponto, exalto a minha admiração para cada frame de porrada bem dada, principalmente aquelas que me deixaram sem fôlego e batendo no braço da cadeira, de felicidade, claro.
E agora você que não viu o filme, me questiona: isso tudo graças ao cabeça de teia? Não, isso graças a todos, pois, outro lado muito positivo é o tempo que todos os heróis têm para brilhar. Todo mundo tem seu espacinho, sem brigas, pelo menos nisso. Destaque para Visão, Feiticeira Escarlate, Homem Formiga, Gavião Arqueiro e a grande surpresa da noite: Pantera Negra! É de arrepiar suas cenas de ação, tanto como príncipe, como Pantera, trazendo uma boa apresentação para o personagem, mostrando porque está lá, quem ele é e de onde ele vem, sem muita explicação, sem muitas duvidas.
Outra boa apresentação é do grande e único Homem Aranha, trazendo sua melhor versão para as telas, tanto como Peter, como herói Aracnídeo. Puxado por Tony Stark, sua chegada vem da melhor forma, hilária e cheia de emoções, como sempre deveria ser. Mas, quando chega às cenas de lutas, um ponto decepcionante é o excesso de efeitos especiais, que peca muito em mostrar um Homem Aranha que não passa a sensação de ser real, parecendo mais um vídeo game, evidenciando esse fato, em sua única cena sem máscara.
O filme é sim muito bom, mas gostar do filme não quer dizer que não dê para enxergar os seus problemas no roteiro, ou sua total falta de roteiro. Primeiro que por um lado é lindo ver tantos heróis juntos mostrando seus poderes, todos de modo equilibrado, mas por outro, tirando isso e os bons diálogos iniciais, o tratado de sokovia, que provoca a guerra civil, não convence muito e meio que passa batido, indo para segundo plano.
E o que era para ser uma forma de lidar com as consequências dos seus atos, vira um eterno chororo chato do Capitão América tentando a todo custo salvar o seu amigo Bucky, sem enxergar os problemas que isso pode trazer. É isso, a guerra civil é apenas por causa do Bucky. E como não devia ser, vemos um Tony Stark muito mais concreto e com ideais mais confiáveis do que a turminha do Cap.
Mas calma, pelo menos uma coisa boa no roteiro tem, o vilão. Zemmo é um dos primeiros vilões da Marvel no cinema que tem uma explicação concreta para agir da forma que agiu, e convence muito mais que qualquer mimimi do Capitão.
Em determinado momento acelera muito para não cair nos seus furos perceptíveis, por exemplo: temos de ir de um plano X para o Y o mais rápido possível, pois o Y é bom e vende nos trailers, as pessoas lembraram mais da cena Y porque os pirralhos gostam mesmo é de ver porrada.
Finalizo dizendo mais uma vez, o filme é bom, mas nunca será Guerra Civil. Seus heróis estão fantásticos como nunca tiveram, não enrola muito e temos uma das cenas finais mais eletrizantes dos últimos tempos.
E só mais um pedido: façam um filme do Visão! E não se esqueçam de adicionar esta cena, por favor Marvel, nunca te pedi nada.