top of page
oidiotacinefilo

Resenha: O quarto de Jack – Ou porquê o Leonardo NÃO merece o Oscar.

Os lencinhos são obrigatórios, eu que dou essa dica, pois deveria ter pensado em levá-los, coisa que infelizmente não fui preparado, quer dizer, você sabe pelo trailer que o filme não é sobre ser feliz, mas não se prepara para TUDO que vem depois que passa o logo da empresa responsável por produzir esta obra. Outra coisa, é levar um galão de oxigênio, porque esse filme é sufocante.

Mas calma, quando digo sufocante, não estou querendo associar com aquele relacionamento abusivo que você já teve e sustentou por mero comodismo, quero dizer que Lenny Abrahamson (dirigiu Frank, assiste agora!) conduziu as cenas para que o quarto que Joy e Jack vivem por anos parecesse realmente pequeno e aquela sensação que, provavelmente, eles sentiram diariamente fosse diretamente passada para nós. Só por essa forma excelente de dirigir, a trama já merece seu tempo, mas o mais interessante é que mesmo após o quarto não estar mais presente nas cenas, o sentimento dele ficou grudado na pele dos personagens e claro, o sufoco continua.

Mas vamos lá, o ator mirim Jacob Tremblay tem apenas NOVE ANOS e eu nunca tinha visto uma criança atuar tão bem. A história é pesada, difícil, cheia de mensagens não ditas, mas muito bem compreendidas por quem assiste, resumindo: um filme muito difícil para uma criança compreender, muito difícil para um ator mirim, ingênuo que está começando a entender o mundo agora (olha, que eu tenho treze anos a mais e ainda não entendo esse lugar) e a atuação dele é impecável, inclusive, eu acho que o peso de sua atuação conduz o filme da forma certa, se fosse outro ator, creio que não iria casar tanto com a obra.

Esse ano é o ano do esquecimento, o ano que o Oscar esqueceu de colocar grandes atores, e mesmo que tenha colocado muitos que mereciam, já outros por mera comodidade (do jeito que a academia gosta), esquecer Jacob é um insulto a todo o trabalho que uma criança teve, todo o tempo que perdeu, que podia estar brincando com seu Max Steel. Me desculpe mais uma vez Leo, sabemos que é bem provável que você ganhe, mas perto desse menino, você ficou longe de merecer.

Quanto ao filme, destaco uma ótima atuação de todos, principalmente Brie Larson, minha favorita ao prêmio. De resto o filme é lindo, um dos melhores da década de longe! Diferente de qualquer coisa que assisti nos últimos anos, te prendendo do início ao fim, mostrando mais uma vez, que ser adulto é um saco.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page