Você conhece Steven Universo? Se não conhece, deveria. Steven é um desenho da Cartoon Network, que em resumo, é um garoto filho de uma alienígena com um humano e que hoje é criado por três alienígenas, depois que a sua mãe se foi. Para saber mais clique aqui. Agora, se tem uma coisa que diferencia Steven de QUALQUER outro desenho, é o amor. E para explicar melhor, te damos CINCO motivos para assistir:
5 – Rebecca Sugar
Você pode não conhecer por nome, mas ela já trabalhou como animadora e roteirista em Hora da Aventura e muitos consideram que os melhores episódios da série foram feitos por ela. Além disso, ela é criadora e compositora das músicas de Steven Universo, se tornando a primeira mulher a escrever uma animação da Cartoon Network Studios. Seu Girl Power consegue dar uma nova visão para estereótipos e padrões machistas que parecem sair no automático na maioria das animações.
4 – Episódios simples e diretos
Em média, cada episódio tem por volta de onze minutos. É tão bem produzido que um único episódio de onze minutos consegue abordar tudo que precisa. Ter uma história, um clímax e finalizar com um gancho perfeito para o próximo episódio.
3 – Mistérios, teorias e muita ação
“Perola guarda uma paixão antiga ou apenas é uma verdadeira guerreira? Quem realmente é Garnet? Porque a Ametista é tão nova? O que realmente aconteceu com a mãe do Steven? Como foi essa guerra antiga? Quem é o leão que a mãe do Steven deixou para cuidar dele? O que Greg realmente sabe? Quais são os poderes de Steven? “
Essas são algumas das perguntas que surgem ou ficam no ar desde o primeiro episódio. Tudo que temos é apresentado a partir das descobertas e visões de Steven, uma criança. Por isso, nada fica exatamente concreto, as Gems (protetoras de Steven) falam sempre de uma forma resumida e suavizada para o ingênuo Steven não se assustar.
2 – Quebra de padrões e representatividade.
O ponto alto dessa animação é com certeza a quebra de paradigmas e padrões sociais que muitas vezes são impostos naturalmente em animações e filmes. Aqui tudo é bem representado, desde os corpos e tons de pele que foge do padrão branco de olhos azuis, até as relações que são claramente impostas entre as Gems, além de termos claramente um relacionamento entre duas Gems que é sempre colocado como algo natural (como deve ser) e sempre chamado da forma certa, amor. Steven não é mais um garoto branco igual a todos os desenhos, ele tem cabelos crespos e sua melhor amiga é negra. Além de cada Gem representar um tipo de corpo, sendo que Garnet, apesar de não ser oficialmente, é uma mulher negra, linda e emponderada. É incrível como isso é colocado sem nenhum tabu, é realmente algo que me deixa feliz após cada episódio.
1 – Amor
Steven é uma criança ingênua que acima de tudo acredita no amor e na bondade das pessoas e mesmo quando é maltratado, ele pensa nelas e tenta cuidar delas.Até quando uma das vilãs quer destruir o mundo e ele claramente se importa com ela quando cai no chão de forma bruta. As Crystals Gems, suas protetoras, também sempre tentam mostrar como o amor consegue conduzir os seus poderes e suas fusões, na maioria das vezes, são claramente feitas quando o amor de dois seres consegue entrar em sincronia. Tudo é muito delicado e emocionante justamente por esse toque amoroso em cada detalhe ou relacionamento pessoal. Mesmo sendo um desenho infantil, ele consegue tratar de relacionamentos ruins e frustrações amorosas com um toque de esperança.
Steven com certeza é o melhor desenho da Cartoon.