Dia dos avós foi ontem! Pensar nesses velhinhos tão bonzinhos que adoram quebrar as regras que os pais colocam é lembrar daquele cheirinho de café ou de doces gostosos, não é mesmo? E no cinema isso não foge muito. Por incrível que pareça, os avós são os mesmos em todo tipo de lugar. Por isso, exemplificamos CINCO avós diferentes, mas que no fim das contas, são todos iguais:
5 - Danny Collins (Não olhe para trás)
O filme não é muito antigo, é do ano passado na verdade. Mas quando o seu avô é interpretado pelo Al Pacino, merece estar aqui. Na real, ele está aqui pois apesar de ser um rockstar falido e que ficou ausente na vida familiar por anos, quando ele entende a importância da família, tenta de tudo para ser o melhor pai e avô possível, passando em cima dos seus próprios vícios.
4 - Royal Tenenbaums (Os Excêntricos Tenenbaums)
Falando em avôs babacas, aqui temos mais um. Por mais que este tenha mais ou menos a mesma linha de pensamento de Danny, aqui vemos uma melhora muito maior, até como ser humano, que priva seus sentimentos mais egoístas para se importar com os outros, principalmente com os seus netos, dando uma lição até no próprio pai dos meninos, seu filho. Royal é um golpista, que faz de tudo para mudar e ensinar a viver a vida perigosamente, tudo isso em um delicioso filme simetricamente filmando pelo incrível Wes Anderson.
3 – Rainha de Genóvia (O Diário da princesa)
Quando você descobre que a sua avó é uma rainha e é maravilhosa (porque é interpretada pela Julie Andrews), tanto faz se você é uma princesa/príncipe (mentira, importa sim). De qualquer jeito, mesmo cheia de um ar “realesco”, a rainha não deixa de ser uma avó que mima incansavelmente sua neta, mesmo que seja do seu jeitinho.
2 – Vovó Addams (A família Addams)
Se a nossa última vovó era uma rainha, está aqui foge um pouco do convencional também. Mas, mesmo com seu jeitinho gótico/macabro de ser (seria a vovó Addams a primeira gótica suave?) ela não deixa de investir nas maluquices dos seus netinhos e até os ajuda em determinados momentos, mesmo que isso inclua eletrocutar alguém. A família Addams é de longe um dos melhores filmes que eu já vi (a série então, é só amor) e a vovó Addams é com certeza uma das vovós mais marcantes do cinema.
1 – Vovô Joe (A fantástica fábrica de chocolate)
Além das comidas, dos doces gostosos ou os presentes legais, a melhor coisa que um vovô ou uma vovó pode fazer é abraçar os sonhos dos seus netinhos. Aparentemente adultos passam por uma fase em que notam que sonhar é muito mais importante que uma vida maçante trabalhando, infelizmente essa fase geralmente chega na velhice. O vovô Joe acreditou em seu neto Charlie e, melhor que isso, o acompanhou em seu sonho. Quer um avô melhor que esse?
BÔNUS:
Vito Corleone (O Poderoso Chefão)
Quem não queria ter um avô da máfia? Ok, nem todo mundo. MAS, só pela cena em que ele morre brincando com o seu netinho em uma plantação de laranjas, ele merece estar aqui. Cena clássica que o fez ganhar o seu segundo Oscar.
Aproveitem seus vovôs, mesmo que eles já tenham ido embora, aproveitem as lembranças, são as melhores coisas que podemos guardar.