Para alguns não muda nada, para outros, estado de desespero. É engraçado como um aplicativo pode escravizar tanto a nossa mente. Você já percebeu que as vezes você vai só responder uma mensagem, mas quando viu já perdeu uma hora no Whatsapp? Pois é, quem sabe nessas 72 horas você possa aproveitar para fazer coisas mais legais, como ver filme! Por isso, te lanço CINCO dicas de filmes para você ver enquanto o Whatsaap não volta.
1 – O ano em que os meus pais saíram de férias.
É engraçado como esse filme se passa em 1970 e parece tão atual. Fica a dica aí para quem gosta de ver algo sobre política, mas de uma forma mais suave, através dos olhos de uma criança que não sabe muito bem o que está acontecendo. Imagina se fosse atual, nesse momento iam estar tentando desligar o whatsapp, limitar a internet... tudo de forma democrática, claro.
2 – A vida secreta de Walter Mitty.
Talvez seja um dos filmes mais poéticos, divertidos e emocionantes que eu já vi. Muita gente encara esse filme da forma errada, mas a verdade é que não tem verdade, você deve apenas se deixar levar pela trama e sentir um pouco do pseudo drama de Walter Mitty. Com toda certeza está no meu top 8 filmes favoritos. Para quem não conhece, basicamente, o filme fala de viver (viver de verdade) e correr atrás dos seus sonhos. Tudo isso de uma forma muito bonita.
3 – Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual.
Este filme se encaixa muito bem onde eu quero chegar. Ficamos tão dependentes do mundo tecnológico que cada vez mais estamos conectados e ao mesmo tempo, solitários. Sempre buscamos amigos novos, amores novos, tudo para tentar suprir esse sentimento de solidão, mas não percebemos que a tecnologia só ajuda a nos iludirmos mais com amores e amizades perfeitas e talvez o mundo não seja essa perfeição, alias, não é.
Existem diversos filmes que abordam esse tema, mas não da forma que Medianeras aborda, pois, filmes argentinos tem um algo muito diferente dos diversos, parece que eles conseguem criar uma alma para o filme e isso te envolve de uma forma muito serena e bonita.
4 – Ela
Falando em Medianeras e em todos esses problemas virtuais, “Ela” é como se fosse a continuação ou a consequência de não ter ouvido o que Medianeras quis passar. O filme te oferece um mundo perdido e escravo da solidão virtual, ao ponto que temos de criar pessoas para gostarem de nós. O filme é lindo, impecável e para mim, o ponto alto da carreira de Joaquin Phoenix.
5 – Procura-se um amigo para o fim do mundo.
E por fim, se você quer se emocionar, mas ao mesmo tempo rir e refletir, esta é a solução! Esqueça os filmes de zumbis e outras catástrofes, nessa história, é oficial: o mundo vai acabar. Você vai aproveitar seus últimos dias? Como? Você ainda vai querer ficar refém do mundo virtual ou vai buscar um “Whatsapp da vida”? Tipo conhecer pessoas, descobrir outras visões do mundo e aproveitar seus últimos dias nessa terrinha. O filme em si é leve, mas te pega de uma forma muito boa, você gosta da atuação da Keira e do Steve Carell, e consegue ver uma sinergia tão boa neles dois que quase ignoramos o fim do mundo. Mas com certeza está no meu top 8 também. Se pudesse eu compraria esse filme em DVD e via sempre (eu até posso, mas preguiça né).
Bom, é isso. Entenda que usar o Whatsapp é bom, assim como as mídias sociais e a internet também, mas não podemos ficar tão escravos ao ponto de ficarmos muito desesperados por isso. Quem sabe assim aprendemos.